Felizmente, a alta
tecnologia de litotripsia
está cada dia mais acessível.
E já é possível conviver
com o problema.


COMO TRATAR

Nem todos os cálculos urológicos requerem tratamento. Pedras que são assintomáticas não obstruem e não causam danos ao trato urinário, podendo ficar simplesmente sob observação. Cerca de 80% das pedras vão ser eliminadas espontaneamente junto com a urina. Entretanto, estas pedras podem causar dores severas até que sejam eliminadas.

Quando uma pedra é muito grande para ser eliminada, ela pode ser quebrada através de um tratamento chamado Litotripsia.

O que é litotripsia?




Litotripsia é uma palavra derivada do grego Lithos (pedra) e Tripsis (esmagamento), ou seja, litotripsia é o ato de fragmentar pedras.

A formação de cálculos no sistema urinário (litíase do trato urinário) é uma doença conhecida pela humanidade há vários séculos. Cálculos na bexiga foram descobertos em múmias do Egito e haviam sido registrados em papiros pelos babilônicos e egípcios. Apesar do seu conhecimento, o seu tratamento clínico ou cirúrgico era praticamente inexistente. A partir do século XVI, vários instrumentos foram criados para retirar ou esmagar os cálculos de bexiga. Estes instrumentos eram inseridos pela uretra e foram desenvolvidos pelo Barão Charles Heurteloup. Com o advento da anestesia no final do século XIX, os procedimentos cirúrgicos para a retirada de cálculos foram sendo aprimorados e se tornaram os métodos mais utilizados, mas as intervenções eram extremamente agressivas. No entanto, o salto no desenvolvimento tecnológico após a II Guerra Mundial fez com que surgissem novas técnicas e equipamentos que tornaram o tratamento da litíase no trato urinário mais seguro e prático.

Tipos de litotripsia


Litotripsia Intracorpórea

Este é o método para a fragmentação de cálculos em que há a necessidade de algum instrumento ser inserido no corpo por meio de um corte (tratamento percutâneo) ou da inserção de instrumentos em orifícios naturais, normalmente a uretra.

Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque

O termo extracorpóreo denomina o ato de aplicar um instrumento ou energia em um paciente para tratamento sem que haja a perfuração da pele ou através da entrada pelos seus orifícios naturais. A litotripsia extracorpórea é a fragmentação de cálculos por meio de energia acústica transferida ao paciente por contato. Esse procedimento é indicado para cálculos renais menores de 2 cm e cálculos ureterais.



www.engemed.com

Engemed 2010 © Todos os direitos reservados | By PieReti