Felizmente, a alta
tecnologia de litotripsia
está cada dia mais acessível.
E já é possível conviver
com o problema.


O QUE É CÁLCULO RENAL?

Tipos de cálculos Onde são encontrados os cálculos? Causas Diagnóstico Prevenção Perfil das pessoas com cálculo Órgãos do aparelho urinário


Prevenção



Uma vez tido um cálculo renal, a pessoa sempre estará susceptível à formação de novos cálculos. A taxa de recorrência é de 10% no primeiro ano, 35% nos cinco anos subsequentes e 50 a 60% em dez anos. Por isso, a grande importância de medidas de prevenção.

Uma simples e importante mudança para prevenir as pedras nos rins é o aumento da ingestão de líquidos, no mínimo 2 litros por dia.

Para os cálculos de estruvita, também chamados de infecciosos, após a sua remoção é importante manter a urina livre da bactéria que pode causar a infecção. Exames de urina regulares são indicados para monitorar a presença da bactéria da urina.

É importante ressaltar que a prevenção de novos cálculos deve ser feita pelo resto da vida.

Medidas gerais na prevenção da formação do cálculo renal:

  1. Ingestão de líquidos;
  2. O sedentarismo predispõe à formação de cálculos; portanto, é indicada a prática de exercício físico regularmente;
  3. Evitar abuso de proteínas animais, sal, carboidratos e alimentos ricos em purinas (como sardinha e fígado) que aumentam o ácido úrico.
  4. Consumir bebidas cítricas (suco de laranja, abacaxi, limão, etc).
  5. Atente-se ao histórico de familiares com cálculo renal, pois trata-se também de um problema genético e vale a pena, portanto, saber se você possui uma predisposição à doença, tornando possível diagnosticá-la e tratá-la ao menor sinal de sintoma.



www.engemed.com

Engemed 2010 © Todos os direitos reservados | By PieReti